Hoje, nenhum e nenhuma estudante pode usufruir dos espaços universitários, como bibliotecas ou salas de informática. Hoje muitas pessoas não estão a ter aulas ou avaliações, sobretudo as que apenas são possíveis com casos práticos. Muitas das pessoas que têm aulas, não as têm com a mesma qualidade, e algumas não têm o material ou as condições necessárias para o ensino à distância. No ensino secundário, os e as estudantes continuam sem resposta acerca dos exames e algumas sem condições de se inscrever online para os mesmos.
O estado de emergência foi apressadamente aprovado com a consequência de reprimir quem quer que se insurja contra o facto de ser a classe trabalhadora - e, por consequência, a maioria dos e das estudantes - a pagar desproporcionalmente esta crise, com despedimentos em massa (por exemplo, na refinaria de Sines), lock-outs (por exemplo, no porto de Lisboa), lay-offs, cortes ou férias forçadas a passarem incólumes. Com a suspensão do direito à resistência, do direito à greve em alguns setores, e o funcionamento que continua legal de setores não-essenciais, os e as trabalhadoras ficaram ainda mais expostas e em alguns casos sem meios legais para combater esta crise por si próprias. As propinas, que já antes eram um peso injustificado nas finanças de estudantes e famílias, agora ainda nos vão afetar mais, com os rendimentos a cair. Sabemos que o governo e os interesses que serve tudo irão fazer para que a classe trabalhadora seja a mais afetada, mas por isso é que devemos estar alerta e exigir que não sejamos nós, mais uma vez, a pagar esta crise. Na linha do anterior comunicado, a RELL reivindica, no plano estudantil:
Contra o vírus e a repressão estatal, quarentena ao capital! Avante a resistência estudantil e de classe!
0 Comments
Leave a Reply. |
RELLA Resistência Estudantil Luta e Liberdade é uma organização de tendência estudantil de caráter popular, classista, combativo, horizontal e autônomo, pela construção de um movimento estudantil autogestionário que responda às necessidades de luta e resistência contra os ataques os quais as e os estudantes têm sido alvo. Histórico
Janeiro 2021
Categorias
Todos
|